Qual carreira seguir?


Bom pessoal, resolvi fazer esse post porque eu também estava na duvida sobre o que fazer depois que terminasse o ensino médio e gostaria de  compartilhar com vocês como eu desvendei a profissão que seria ideal pra mim.. No meu caso, eu queria terminar o ensino médio e prosseguir com o vestibular o mais rápido possível um dos motivos é por me achar velha rs sempre tem aquele "preconceitozinho" de fulano ter 18 anos e estar no 3º ano no ensino médio porque tomou bomba, no entanto desde pequena sou a mais velha da minha turma  mas nunca tomei bomba, minha mãe que me levou pra escola um ano atrasada rs, e esse é o principal motivo por eu querer entrar rapido na faculdade. Me formei em 2011  e no entanto, quando entramos no segundo semestre de 2011 as duvidas já ficam na minha cabeça e você para pra pensar e vê que o seu futuro só depende de você, e então? O que fazer? Que carreira seguir? Eu já tinha pensado em vários cursos como engenharia ambiental, nutrição, fisioterapia, bioquímica, odontologia, moda, enfim, estava um pouco perdida... E o que eu fiz? Bom, em primeiro lugar olhei as matérias que eu mais gosto, a área de exatas nem pensar haha sou péssima, matemática então? jamais, como dizem no facebook “matemática pra mim é 1+1, o resto é macumba, armadilha do satanás, obra do tinhoso e plano do maligno!” Kkkk, linguagens não rola, eu até gosto de escrever quando estou inspirada, tinha ate um diário há uns três anos atrás, mas não é meu forte, humanas também não da pra mim, agora biologia e quimica são as materias que eu mais gosto, tipo quando o professor chega na sala e você abre aquele sorrisão rs isso porque minha professora de biologia pegava no pé da galera rs, mas mesmo assim já dei um grande passo, ja sei as matérias que mais me identifico. Meu segundo passou foi colocar na minha cabeça que eu tenho a obrigação de optar por um curso que eu gosto e não um que esta em falta no mercado de trabalho e que possa me oferecer uma quantidade maior de dinheiro, é claro que devemos pensar no dinheiro, mas nao colocá-lo em primeiro lugar porque pra começar você é bom naquilo que você gosta de fazer, naquilo que te da prazer, não adianta você fazer um curso de exatas se você não gosta das matérias, no entanto você será uma péssima profissional e vai ganhar pouco, é melhor fazer o que você gosta, em que você vai levantar pela manhã e vai ficar feliz por ter que fazer o seu trabalho, não deve ter coisa melhor.. Meu terceiro passo foi optar pelo teste vocacional, é mole, só digitar no Google “teste vocacional” e tem vários pra vocês fazerem, lembrando que o teste vocacional não lhe diz qual a melhor carreira seguir, mas sim qual carreira ou aréa de atuação seria mais compativel com suas características e personalidade. Daí fiz o teste e o resultado foi área da saúde e a profissão que mais me identifiquei foi odontologia, foi a primeira que eu escolhi daquelas que citei, já fiz até o vestibular na Estácio de sá em Juiz de Fora e na UFF no pólo de Nova Friburgo, passei nas duas mas optei pela federal né rs, quando fiz para UFF era o vestibular tradicional ainda e pelo enem eu passei na UFRJ em fonoaudiologia, mas odontologia me encanta desde nova hehe .. espero que tenha ajudado vocês, beijão e até a próxima.

1 comentários:

© Fascínio e Elegância, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena