Espinhas e cravos. E agora?

Gente, recebi um pedido de uma leitora, para postar algo sobre esse tema, e achei uma matéria bastante legal, espero que vocês gostem.

Por que aparecem?
É muito simples: quando você entra na adolescência, passa por mudanças hormonais e as glândulas sebáceas produzem mais oleosidade do que o normal. Se os poros estão abertos, a oleosidade consegue sair; do contrário, fica presa na pele e acaba virando um cravo ou espinha.

Nomes estranhos dados aos conhecidos cravos e espinhas
Comedões: pontos pretos ou cravinhos
Pápulas: lesões elevadas avermelhadas
Pústulas: lesões avermelhadas contendo pus
Cistos: nódulos de conteúdo líquido contendo pus ou sangue

Como cuidar?
Todo mundo pode cuidar da limpeza do rosto de maneira simples e que ajuda muito. Mesmo quem tem o rosto lisinho pode aderir a esses cuidados para prevenir. Use um sabonete neutro três vezes ao dia (manhã, tarde e noite). Se você tiver uma pele muito oleosa, lave o rosto com sabonetes à base de enxofre (encontrado em qualquer supermercado).

"Uma vez por semana, use um sabonete cremoso com sílica ou polietileno. É a famosa esfoliação. Se você já tem acne, use mais de uma vez por semana", completa o dermatologista Valcinir Bedin. Segundo ele, a loção de limpeza ou loção tônica é uma maneira mais tecnológica de fazer uma limpeza profunda. 
Pessoal, não sei se é o recomendado pelo dermatologista, mas esse kit ai é ótimo, ele é recomendado para adolescentes a partir de 12 anos de idade  

# Gel de Limpeza facial profunda 90g 
#Loção Tônica Facial Adstringente 150ml
# Máscara Facial Removedora de Cravos 60g
#Gel Secativo Redutor de Espinhas Ação Rápida 15g
#Base Hidratante FPS 15 30ml 
# Creme Esfoliante Facial de Limpeza Profunda 75g




e tem esse outro kit, porém é pra adultos
Esfoliante: “É formulado com ácido salicílico e ácido glicólico, contém ainda microesferas de polietileno, que limpam profundamente a superfície da pele, sem obstruir os poros, e eliminam a sujeira e a oleosidade. Ajuda a reduzir as marcas ocasionadas pela acne. Deixa a pele suave, livre de impurezas e com agradável sensação de frescor."  


Discos de Limpeza: “Sua formulação oferece uma combinação de ácido glicólico e de um ingrediente clareador, que ajuda a uniformizar o tom da pele, penetrando profundamente nos poros, tonificando e limpando completamente a pele, sem ressecá-la. Acalma, controla a oleosidade e proporciona uma sensação suave e refrescante. Embalagem com 45 discos. 




Loção Facial: “Formulada com ácidos salicílico e glicólico, essa loção hidrata a pele sem obstruir os poros, diminuindo-os visivelmente. Controla a produção de oleosidade, reduz o brilho e as imperfeições. Ajuda a reduzir as marcas ocasionadas pela acne e proporciona um tom de pele mais uniforme. Comercializado em frasco pump, de 60ml" 



Os dermatologistas classificam a acne em quatro graus:

Grau 1: pele oleosa com cravinhos;

Grau 2: pele com cravos e espinhas;
Grau 3: pele com cravos, espinhas, nódulos e cistos;
Grau4: pele com cravos, espinhas, nódulos, cistos e cicatrizes. 

Os graus 3 e 4 precisam ter acompanhamento médico e, geralmente, são indicados medicamentos via oral. O mais conhecido, que é a base de isotretinoína, é muito forte e é preciso fazer vários exames antes de ser prescrito. 

Dica
Quando a acne estiver muito "irritada", prepare um chá de camomila (sem açúcar, claro) e faça uma compressa. "A camomila funciona como calmante", afirma Bedin. Cuidado com os medicamentos que são cáusticos. Como o próprio nome já diz, eles são feitos à base de soda cáustica e ressecam demais a pele.

O que não fazer
1. Não cutuque, não coçe e não esprema. Você pode ficar com marcas e cicatrizes; 
2. Não aplique substâncias estranhas (pasta de dente, pó de café). Pode até piorar a situação. Imagina se acontece uma reação alérgica? 
3. Não usar medicamentos prescritos por algum amigo. O médico indicou para o amigo e não para você; 
4. Não faça máscaras domésticas. "Banana batida com aveia ou abacate com não sei o quê é para comer!", afirma o dermatologista Valcinir Bedin; 
5. Evite o sol. É uma faca de dois gumes. Logo no começo, dá a impressão que melhora a pele e seca as espinhas. Depois, o sol estimula as glândulas sebáceas; 
6. Não lave a pele em excesso. Não use bucha, escova. Você vai estimular ainda mais a produção de sebo; 
7. Evite cremes gordurosos, pois aumentam a oleosidade da pele, contribuindo para piorar o quadro. Dê preferência a cremes em forma de gel.

Espero que gostem.

5 comentários:

  1. Show de bola seu blog muito intuitivo e cetrado no tema tudo aver kkkkk
    Bjus Léo Gamma

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse assunto amiga, e esses produtos são ótimos eu vendo ta rsrs beijao sucesso
    Paloma Carvalho

    ResponderExcluir

© Fascínio e Elegância, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena